As sete dimensões da gestão do conhecimento: um estudo de caso em uma indústria do setor metalúrgico
Resumo
O objetivo do presente estudo foi mapear as sete dimensões da gestão do conhecimento (GC) apresentadas por Terra (2000) em uma indústria do setor metalúrgico. A abordagem metodológica adotada foi uma pesquisa qualitativa, exploratória com um estudo de caso realizado em uma indústria metalúrgica da cidade de Ponta Grossa-PR. O mapeamento apontou pontos positivos, como por exemplo um ambiente com elevado sentimento de confiança entre empresa e funcionários. Em contrapartida, não foram percebidos, no âmbito das dimensões da GC incentivos ao trabalho em equipe, o mapeamento de competências, dentre outros. Conclui-se que para a implantação da GC a empresa deve fortalecer os pontos deticitários no âmbito das dimensões do gerenciamento do conhecimento, para que a falta desses elementos não desestruture toda a implantação deste modelo gerencial, tornando-a efêmera, pois assim a organização estará focada em práticas isoladas, sem ligação ampla com as sete dimensões da GC que são essenciais para a implantação e o sucesso desta prática gerencial.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.