Qualificação profissional e inclusão social como estratégia para diminuir a violência: uma experiência com menores em conflito com a lei em Curitiba-PR

Fabiano Scriptore de Carvalho, Hilda Alberton de Carvalho, Jorge Carlos Guerra, Sonia Ana Charchut Leszczynski

Resumo


A globalização do mercado com a inovação tecnológica traz progresso, facilidades e grandes oportunidades. Por outro lado, percebe-se uma grande parcela da população excluída no processo, não só no consumo, mas principalmente na cidadania. O resultado é o aumento das diferenças sociais e a concentração de renda, que contribuem significativamente para o aumento da violência e das tensões sociais. Esta violência atinge a todos e de forma mais cruel crianças e adolescentes, que muitas vezes ficam com a “opção” da “vida bandida”. A sociedade e as organizações privadas e principalmente as públicas têm sido cobradas a exercerem papéis proativos, responsabilidades efetivas nas comunidades em que estão inseridas, resgatando vidas da marginalidade. Neste contexto, é abordado neste artigo o projeto desenvolvido pela UTFPR para o Governo do Estado do Paraná e empresas, oportunizando a integração no mercado de trabalho e potencializando a cidadania de menores, entre 14 e 18 anos incompletos, que infringiram a lei. O objetivo do projeto é não só qualifica-los para o primeiro emprego, mas efetivamente mudar a visão de vida destes jovens e resgatar sua auto-estima. A metodologia adotada é o levantamento de dados e a pesquisa participante através de depoimentos e entrevistas.


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