O trabalho e o elemento feminino nos romances de Aluísio Azevedo

Ângela Maria Rubel Fanini

Resumo


Nesta comunicação, investigamos os romances Condessa Vésper, Girândola de amores, Filomena Borges, Mattos, Malta ou Matta?, A mortalha de Alzira, O coruja e Livro de uma sogra, produzidos por Aluísio Azevedo, no período das duas últimas décadas do século XIX, objetivando descrever como as personagens femininas de estrato social baixo, médio e alto, transitam no universo do trabalho. A esfera do trabalho na sociedade oitocentista brasileira para homens e mulheres livres é bastante reduzida em virtude do modo de produção majoritariamente agro-exportador e escravista vigente. Esse quadro se arrefece para o elemento feminino brasileiro em virtude também das matrizes patriarcais preponderantes e inibidoras da ação feminina na sociedade. Aluísio Azevedo esteve atento a esse quadro, ficcionalizando o universo feminino, a partir de personagens oriundas de estratos sócio-econômico variados, em sua luta pela sobrevivência e manutenção de seu status quo dentro de campos de trabalho restritos.


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