Alfabetização Científica no ensino de Ciências e Física: o que dizem as publicações nacionais entre 2019 e 2024

Shalimar Calegari Zanatta, Talisson Fernando Leiria, Emerson Pereira Branco

Resumo


Uma das funções da escola é promover a Alfabetização Científica. Esta investigação é uma revisão de literatura, em periódicos nacionais, selecionados no site WebQualis da Capes (A1), que trazem uma discussão sobre o tema entre os anos de 2019 e 2024. Para tal, utilizamos os descritores: “letramento científico”, “ensino de Física”, “alfabetização científica”, “educação científica”, “pensamento científico”, “divulgação científica” e “popularização da ciência” Concentramo-nos na área de publicação em Ensino Astronomia/Física e área mãe Ensino e Educação. Os 68 artigos resultantes se distribuem entre 21 periódicos, que quando analisados, foram agrupados em: alfabetização científica no ensino de Ciências e Física na Educação Básica; BNC-Formação e a formação de professores de Ciências e Física; temáticas emergentes no ensino de Ciências e na alfabetização científica; Natureza da Ciência e interdisciplinaridade na formação para cidadania; e, alfabetização científica e enfoque CTSA. Os resultados indicam que, devido ao esvaziamento de conteúdos, a Alfabetização Científica fica comprometida.

Palavras-chave


ensino de física; ensino de ciências; alfabetização científica; mapeamento de publicações nacionais; pensamento científico

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