Astronomia no ensino fundamental: Educação científica e tecnológica com as técnicas P.O.E. e Cloze

Rayra de Cristo Ferreira, Dayanne Dailla da Silva Cajueiro

Resumo


A Astronomia está presente no Ensino Fundamental, com temas que estudam os astros celestes. Esta ciência se destaca no ensino de Ciências, e nas orientações da BNCC cita-se que as práticas pedagógicas devem voltar-se para ações de investigação que desenvolvam o letramento científico, defendendo o uso de tecnologias no ensino. Entretanto, ainda há desafios para a implementação da Educação em Astronomia nas escolas, como a estrutura dos livros didáticos e a formação dos professores, que acabam por reproduzir aulas focadas no exercício da memorização, não contribuindo para a construção de conhecimento com protagonismo dos estudantes. Neste viés, a pesquisa visa analisar as potencialidades das técnicas P.O.E. e Cloze para o desenvolvimento de atividades investigativas no ensino da Astronomia. A pesquisa de cunho qualitativo utiliza como critério de análise de dados a Análise Textual Discursiva. Em síntese, almeja-se contribuir com práticas pedagógicas que consolidem a educação científica e tecnológica no ensino da Astronomia.

Palavras-chave


Ensino da Astronomia; Letramento Científico; Ensino por investigação; P.O.E.; Teste Cloze.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr