Permanecer-se professor de Física: aproximações teóricas e metodológicas

Samuel Willian Souza, Gustavo Iachel

Resumo


Este ensaio, referente ao início de uma pesquisa de mestrado, aborda o aporte teórico no campo da formação de professores, que nos auxiliará a analisar a alta taxa de desistência nos cursos de licenciatura e a consequente falta de profissionais qualificados, especialmente para o ensino de ciências. Essa escassez de professores, principalmente no ensino fundamental e médio, é exacerbada pelas condições precárias de trabalho, baixos salários e contratos temporários, que desestimulam a carreira docente e impossibilita a construção efetiva dos saberes docentes. A pesquisa, focada no estado do Paraná e em suas políticas de contratação de professores temporários, investiga como os fatores da formação inicial influenciam os professores de física da rede pública a permanecerem na profissão, e buscará ident1ificar discursos que revelam os desafios e motivações dos docentes, analisando as políticas públicas e suas repercussões. Essas reflexões iniciais sobre os referenciais teóricos permitiram elaborar um esboço de entrevista semiestruturada a ser aplicada com professores temporários, cujos discursos serão fonte de dados para a próxima etapa da pesquisa.


Palavras-chave


Saberes docentes; Formação inicial; Professores em situação precária; Condições de trabalho docente; Ensino de física.

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