Desenvolvimento de um módulo cognitivo-motor incorporado a uma plataforma lúdica para tratamento de ECNPI
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar um serious game aplicado à fisioterapia com escopo de tratamento da Encefalopatia Crônica não Progressiva da Infância. A plataforma, também denominada por gameterapia, foi desenvolvida com o suporte de profissionais da área de fisioterapia e ciência da computação sendo composta por dois módulos, os quais trabalham para melhorar a coordenação motora e cognição do paciente, sendo o Kinect a ferramenta utilizada para a imersão do jogador no ambiente virtual de gameterapia. O módulo cognitivo, foco deste trabalho, foi implementado conforme definições dos profissionais de fisioterapia, bem como foram avaliados com pacientes reais para validar sua aplicabilidade e aceitação. O módulo foi definido como importante para o complemento reabilitatório em fisioterapia neurológica infantil, proporcionando ludicidade durante os atendimentos e em conjunto aprimorando as habilidades cognitivas das crianças tratadas com esse enfoque.
Palavras-chave
Kinect; Fisioterapia; Serious Game
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PDFDOI: 10.3895/recit.v9i24.7459
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