A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação

Francimar Gomes de Oliveira-Júnior, Jociane de Oliveira Nunes Gonçalves, Drielly Sinara de Castro Porta, Renan Gonçalves Barbosa, Maria Elena Aquino Dutra, Bianca Rodrigues Marcelino Alexandre, Dania Andrezza Duarte, Maria Luzia da Silva Santana, Marcelo Máximo Purificação

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo explicitar a experiência do uso da metodologia ativa – MA - no Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades acerca da interlocução dessas três áreas do conhecimento, centralizando seu olhar sobre suas implicações no âmbito escolar.  Na construção desse relato de experiência foram sistematizadas as fragilidades do uso da MA no GEP - PNEdu, bem como os seus pontos positivos. Realizou-se a descrição dos procedimentos utilizados, a análise dos casos com o levantamento de hipóteses e participação dos integrantes, discussão e socialização dos estudos realizados, assim como a avaliação da MA para o crescimento do grupo. Para isso, foram coletados dados dos arquivos do grupo (anotações dos casos e caderno de presenças) e realizada uma análise criteriosa, o que possibilitou sugerir que a MA pode ser utilizada em grupos de estudo, pesquisa e extensão, mas é importante adequá-la às necessidades e ao objetivo dos mesmos.


Palavras-chave


Aprendizagem; Grupo de Estudo e Pesquisa; Metodologia Ativa; Neurociências

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DOI: 10.3895/recit.v9.n23.6688

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