Uma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: Uma reflexão sobre a primeira metade do século XX

Raclima Crisita de Oliveira Costa, Neron Alipio C. Berghauser

Resumo


Em toda sua história de cinco séculos, o Brasil aparece como um país em que a educação raramente tomou papel de destaque na lista de itens para a promoção do desenvolvimento. Na contramão das nações modernas, os governantes, relegam o sistema escolar a pouco investimentos que somente são lembrados próximos aos períodos eleitorais. Manter a ignorância como forma de controle parece ser o lema de muitos governos, independente de linha ideológica e partidária. Somente nas últimas décadas é que se tem visto a demonstração de uma preocupação em investir em educação, atendendo muito mais ao clamor público do que por iniciativa voluntária. Se este cenário é desta forma, o que dizer do interesse público em investir na educação de adultos, já que ela pode ser vista como um investimento inútil. Vista por muito tempo no país como uma atividade sem retorno, a Educação de Jovens e Adultos, balizada pela Declaração de Hamburgo de 1997, representa uma preocupação, principalmente tratando-se de um país em que o jovem inicia no mercado de trabalho muito cedo para sustentar sua família. Neste sentido é fundamental conhecer um pouco sobre a história desta modalidade de ensino como forma de entender e definir novas metodologias para ampliar a sua abrangência. Este estudo apresenta um resgate histórico acerca da EJA no Brasil, iniciando pela presença dos jesuítas na Colônia até o Regime Militar. Trata-se, de um estudo bibliográfico, no qual foram levantadas informações de autores e instituições que pesquisaram sobre o assunto ao longo da sua história.


Palavras-chave


educação de jovens e adultos; inclusão; resgate histórico.

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DOI: 10.3895/recit.v8.n21.5196

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