O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky

Izabel Cristina Micheline Pizani, Rogério Eduardo Cunha de Oliveira

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assim como de outros autores relacionados ao tema. A partir da leitura, elaborou-se duas subseções que discorreram sobre vida e concepção dos autores; foram identificados e analisados os pontos de convergências entre as duas teorias. Como resultado, puderam ser identificados pontos de aproximação entre as teorias freireana e a teoria vygotskyana, no que diz respeito à importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa pode-se afirmar como fundamental a presença do diálogo no processo de ensino e aprendizagem nas abordagens dos autores Paulo Freire, que vê no diálogo a oportunidade de libertação dos oprimidos e opressores, e Lev Vygotsky que vê na linguagem e pensamento a possibilidade do desenvolvimento e da aprendizagem. Desta forma essa pesquisa pode auxiliar a desenvolver uma pedagogia dialética, onde educandos e educadores tenham a oportunidade de se tornarem participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. 


Palavras-chave


aproximação; linguagem e pensamento; mediação; pedagogia dialética; problematização

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DOI: 10.3895/recit.v8.n19.5066

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