Metodologias de avaliação e suas relações na qualidade do processo de ensino e aprendizagem em matemática

Paula Dell'Anhól Daniel, André Sandmann

Resumo


Os métodos de avaliação da aprendizagem são muito importantes durante todo o processo de ensino, mas percebe-se que há falhas em suas utilizações, ao invés de serem usados juntos para garantir ao aluno um aprendizado e acompanhamento de qualidade, percebemos que são utilizados apenas com o intuito de atribuir notas, ou talvez nem sejam utilizados, percebe-se que muitos educadores trabalham apenas com a avaliação somativa como instrumento durante todo o período letivo. O Argumento de que os alunos não são capazes, não estão interessados, entre outros são muito utilizados como desculpas para acomodar-se, há casos e casos, onde realmente existe a falta de interesse dos alunos, falta de recursos para um ensino diferenciado, entre outros, mas o que mais encontramos são alunos com uma grande defasagem não por falta de interesse ou capacidade, mas sim por ter professores que não analisam seus métodos de ensino e avaliação, não oferecem ao aluno todos os instrumentos possíveis para seu aprendizado e por fim não se auto avaliam para passar aos seus alunos de forma que cada qual compreenda, seja brincando, conversando, observando, entre outras; Com base em grandes autores o presente artigo defende a utilização de todos os métodos de avaliação proporcionando assim um ensino de qualidade, pois avaliar não é apenas nos finais de semestres ou bimestres e sim durante todo o período letivo.


Palavras-chave


trabalho; qualidade; ensino

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n19.5054

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr