Pesquisa comparativa em livros didáticos sobre métodos de ensino sobre fungos

Marcelo Roger Eller, Marlene Magnoni Bortoli

Resumo


Este estudo é apresentado como Monografia ao Curso de Pós-Graduação de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus de Medianeira, sendo Pesquisa Bibliográfica sobre o livro didático da disciplina de Ciências da rede pública de Ensino do Paraná, referente ao ensino sobre os Fungos. O ensino fundamental é a base para uma aprendizagem de qualidade e o livro didático é importante ferramenta para auxiliar o professor nesse processo, seu conteúdo deve ter linguagem clara e objetiva, ilustrações nítidas relacionadas ao texto para que proporcione ao aluno refletir, compreender e relacionar o saber adquirido à sua realidade diária. Objetivando verificar se o tema fungos está sendo apresentado de maneira que facilite a compreensão e conhecimento do aluno de 7º ano, analisou-se e comparou-se os conteúdos de livros didáticos Ciências de três editoras e três anos diferentes e verificou-se que os conteúdos sobre Fungos apresentam características que procuram transmitir o saber ao leitor, os objetivos pedagógicos e também sociais na construção do cidadão crítico e atuante na sociedade. Apesar de toda evolução e tecnologia, o livro didático é o recurso pedagógico mais utilizado nas escolas.

Palavras-chave


Ensino de Ciências; Conteúdo; Aprendizagem; Técnicas de Ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n19.4971

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr