O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
O presente estudo analisa o ensino de História Regional e Local nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Educação de Toledo, na região Oeste do Estado do Paraná. Trata-se de um material específico para o Ensino de "Historia Regional e Local" que reproduz a história da elite do referido município e a análise aqui empreendida se contrapõe ao ensino de História Oficial que valoriza o protótipo do pioneiro como herói. Busca-se, nesse estudo, reinterpretar o passado da colonização do município sob a ótica dos colonos que foram excluídos da memória oficial, com perspectiva de desenvolver um material didático para ser utilizado em sala de aula como o instrumento pedagógico para trabalhar com os alunos. A opção pela História Regional e Local como objeto de análise neste estudo visa, inicialmente, confrontar, identificar, compreender, recuperar e tirar do silêncio memórias que ficaram por muito tempo esquecidas na versão da História Oficial. Tem-se assim, como pano de fundo, a luta por um ensino de História Regional e Local que não reproduza aos educandos a ideia de que o processo de colonização da cidade se deu de forma linear, sem contradições nem conflitos, um ensino que visa impor a versão dos acontecimentos sob a ótica dos vencedores e que ainda hoje e que é ensinado na rede municipal de Educação de Toledo e que na maioria das cidades está intrinsecamente ligada a versão do "pioneirismo".
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/recit.v8.n21.4961
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