Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD
Resumo
A expansão universitária exacerbada, sem um prévio planejamento no que remete ao trabalho a ser desenvolvido com uma nova comunidade acadêmica, oriunda de um ensino muitas vezes precário, gerou grandes bolsões de retenção acadêmica em disciplinas correlatas às ciências exatas. A Educação à distância (EAD), concomitante ao avanço de recursos tecnológicos, surge como alternativa para atender as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. Ao considerar tais demandas e as crescentes retenções nos primeiros períodos dos cursos de engenharia e licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, adotou-se esta modalidade de ensino que visou a implantação em disciplinas das áreas exatas, possibilitando, assim, atender a demanda por turmas que pudessem absorver esses acadêmicos. O presente trabalho apresenta uma análise do desenvolvimento da disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, modalidade de EAD, na UTFPR/MD. O alto índice de matriculados em turmas não presenciais, 300 alunos em média nos últimos semestres, comprova a necessidade da oferta da disciplina em horários que possam ser compatíveis com a situação do estudante, ou seja, podendo cursá-la em seu tempo livre. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos alunos aprovados ao final do curso, desde sua implementação. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdos que dialogam com o acadêmico é evidenciada. A EaD é garantia de sucesso quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno/professor.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/recit.v8.n18.4865
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