Elaboração de estratégias de leitura que levem os alunos à compreensão de enunciados nos exercícios da disciplina de língua portuguesa

Solange Diva Valentini, Nelson dos Santos

Resumo


O presente artigo, de caráter teórico-conceitual, objetiva apresentar estratégias de leitura para possibilitar aos estudantes do ensino fundamental maior capacidade de entendimento diante dos enunciados de exercícios apresentados nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Diante das dificuldades apresentadas por grande parte dos alunos e das respostas equivocadas encontradas na resolução dos exercícios, buscaram-se formas de mediar a resolução dessas atividades e desenvolver a autonomia por parte desses alunos. Para tanto, nos fundamentamos nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural acerca do desenvolvimento da leitura e escrita e seus impactos na formação dos estudantes, bem como o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. Em intervinculação com tais pressupostos, os escritos de Isabel Solé, especificamente na obra “Estratégias de leitura”, auxiliaram na elaboração de estratégias que fundamentem a compreensão dos enunciados dos exercícios da Língua Portuguesa. Vale destacar, que as estratégias apresentadas são baseadas em práticas de alfabetização adaptadas para a realidade dessa fase escolar e em experiências adotadas em anos anteriores e que foram bem aceitas pelos alunos, que demonstraram avanço em seu rendimento escolar e maior compreensão ao resolver as atividades propostas.


Palavras-chave


leitura; enunciado; língua portuguesa.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n21.4823

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr