A contribuição do lúdico nos processos de ensino e de aprendizagem

Renata Santos Calicchio, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição do lúdico nos processos de ensino e de aprendizagem. Sabe-se que as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Sendo assim, conforme Vygotsky (1998) é importante que o docente seja mediador dessa formação e proporcione aulas significativas com materiais lúdicos, para que a criança aprenda brincando. Diante disso surge o questionamento: de que forma as atividades com jogos e brincadeiras ajuda no desenvolvimento da criança no processo ensino aprendizagem? A partir da pesquisa bibliográfica, foi utilizado autores como Vygotsky (1998), Kishimoto (2005) e Moyles (2002) que discutem a importância do lúdico no desenvolvimento da criança. Como resultado de pesquisa, analisou-se que o lúdico é de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno e que esta atividade precisa ser organizada e sistematizada na escola para que haja realmente uma aprendizagem significativa.


Palavras-chave


ludicidade; aluno; aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n21.4791

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr