Importância do lúdico na educação infantil

Laudeci Nunes dos Santos, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista

Resumo


Este artigo remete-se a questão da importância do lúdico na educação infantil para evidenciar que o lúdico pode servir de estratégia de ensino, auxiliando na aprendizagem e destacando, também, como foi incorporado na sala de aula e sua efetividade. Para tanto, recorreu-se da pesquisa de natureza bibliográfica, destacando como objetivos: A reflexão da trajetória do lúdico ao longo da história e como a estratégia lúdica foi agregada ao ensino nos centros de educação infantil, bem como a importância desse uso para o ensino e a notável relevância da formação do professor como contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Esses propósitos foram discutidos e analisados dentro do trabalho, de modo que se conseguiu alcançar metas propostas. Buscou-se nas bibliografias conhecimentos referentes à temática, apresentando pontualmente a evolução desse conceito ao longo do tempo, além de discutir assuntos pertinentes em relação ao tema como, por exemplo, as leis que implementaram e legalizaram os centros de educação infantil e a formação do professor e suas contribuições, pensando que isso pode surtir efeitos positivos diretamente na sala de aula. Consultando o referencial teórico citado observou-se o quanto a estratégia lúdica é bem vista no meio teórico, visto que segundo estudos é algo que auxilia no processo de ensino-aprendizagem, porém na prática ainda existe muito preconceito e rejeição a ela, o caminho é longo e, ainda, há muito que estudar e extrair dele. 


Palavras-chave


Educação; ludicidade; aprendizagem; formação do professor.

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DOI: 10.3895/recit.v8.n22.4785

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