Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolares
Resumo
Esta pesquisa é apresentada como trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e busca destacar a aprendizagem escolar identificando a importância da leitura lúdica nos espaços escolares de variadas formas apontando sugestões de práticas pedagógicas como motivação no processo da alfabetização. Em face às inúmeras indagações quanto ao destino do livro neste século, com o advento das tecnologias da informação, não para atender aos interesses editoriais, mas como podemos assim dizer, certamente sobreviverá, como já, diante de outras ameaças já sofridas com relação ao rádio, à televisão, ao cinema, ao computador e a internet, ainda hoje o livro ocupa lugar de destaque, continuando supremo. Diante disso, a leitura sempre está como tema nas preocupações tanto de professores quanto de psicólogos, percebendo-se cada vez menos o interesse dos alunos pelo ato da leitura e aí entra a interação na escrita e na fala centradas em atividades práticas numa proposta pedagógica que examina atentamente os encaminhamentos metodológicos, condizentes com a realidade e anseios dos alunos, sendo capaz de tornarem as crianças em leitores competentes indo além da alfabetização, para que sejam sujeitos capazes de olhar reflexivamente a realidade à sua volta e fazer a opção de mudá-la de alguma forma. Ora, sendo assim, destaco a importância da leitura lúdica e o uso adequado das normas e técnicas de ensino nos espaços escolares ao que tange o processo de alfabetização.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/recit.v8.n21.4772
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.