O uso da tecnologia assistiva em produtos: um estudo sobre roupas para consumidores idosos

Mateus Luan Dellarmelin, Lurdes Marlene Seide Froemming

Resumo


O Brasil está se tornando um país de velhos, transitando em um processo de envelhecimento considerado avançado (CARMO et. al, 2016). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as projeções para o ano de 2050 são de que seremos 69 milhões de idosos, um índice que representa 30,7% da população adulta brasileira (IBGE, 2013). Além disso, o setor de moda e vestuário possui a maior carência de produtos voltados ao consumidor idoso. Diante destes contextos, aliado a utilização da tecnologia assistiva em produtos, que tem como função promover a funcionalidade relacionada à atividade e participação dos consumidores visando sua autonomia, independência e qualidade de vida, a proposta desta pesquisa é identificar as percepções atribuídas pelos consumidores idosos em relação aos produtos produzidos com o uso dos recursos de TA, em específico, as roupas. Como aspectos metodológicos, caracteriza-se o estudo como sendo do tipo exploratório, através de uma abordagem de natureza qualitativa. Como técnica de pesquisa, foram realizados dois grupos focais. Analisa-se nos discursos dos idosos, a existência de um descontentamento e temeridade relacionadas às limitações físicas ocasionadas no corpo ao longo dos anos, afetando principalmente o ritmo das atividades que eram desenvolvidas no cotidiano. Conclui-se também, através dos discursos dos consumidores idosos, que diferentes recursos atribuídos a tecnologia assistiva podem ter significados opostos, sendo estes classificados como positivos pela qualidade da usabilidade ou negativos pela simbologia de serem peças de roupas para indivíduos dependentes ou enfermos. Destaca-se ainda, o potencial para estudos referentes a tecnologia assistiva no consumo de roupas.


Palavras-chave


Consumidores Idosos; Roupas; Tecnologia Assistiva; Análise do Discurso.

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DOI: 10.3895/recit.v10.n25.8047

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