A ROBÓTICA APLICADA AO ENSINO DE RESISTORES NÃO LINEARES POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Michel Corci Batista, Gilson Junior Schiavon, Geislana Padeti Ferreira Duminelli

Resumo


A robótica, como forma de auxílio no ensino de Física, é uma das possibilidades apontadas atualmente por pesquisadores na área de Ensino de Física. nesse sentido este trabalho tem por objetivo investigar o potencial pedagógico de uma sequência didática, sobre o estudo de resistores lineares e não lineares, utilizando um carro-robô (robótica), em uma turma da terceira série do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino da cidade de Campo Mourão – Paraná. O presente trabalho está alicerçado sobre os pressupostos da pesquisa qualitativa, pois a preocupação do mesmo está em interpretar o comportamento dos sujeitos diante da proposta estabelecida. A coleta dos dados se deu por meio de questionários respondidos pelos alunos e diário de aula produzido pelo pesquisador ao final de cada encontro. Com base nos resultados, evidenciamos que a utilização do carro-robô (robótica), utilizado numa abordagem mais construtivista contribuiu para uma maior participação e motivação dos alunos, proporcionando maior interação entre professor-estudantes e entre estudantes-estudantes, tornando esse momento de ensino e aprendizagem mais significativo.


Palavras-chave


sequência didática; robótica; ensino de física.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v12.n29.7735

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr