Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação

Antonio Valerio Netto

Resumo


O artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudantes de maneira lúdica, despertando a curiosidade e realizando o engajamento dos mesmos por meio de atividades práticas. Neste caso, o processo foi aplicado no ensino de operadores relacionais e lógicos da tabela-verdade na estrutura condicional simples IF-THEN, e composta, IF-THEN-ELSE. O estudante teve a oportunidade de gerar soluções lógicas que permitissem a fuga do robô móvel de um labirinto de papelão que era modificado conforme o grau de dificuldade.


Palavras-chave


robótica educacional; Problem-based Learning; fuga de labirinto; aprendizagem; edutainment, introdução à Computação

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