Editorial

Edivando Vitor Couto

Resumo


A realização do VIII Simpósio Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (SIAUT)- Câmpus / Campo Mourão, foi um grande sucesso. O resultado do evento resultou em uma ampla discussão interdisciplinar a respeito das Mudanças Climáticas por meio de palestras, ciclos de debates e minicursos, envolvendo os Cursos do Campus e de outras instituições públicas e privadas da região, motivados pela convergência promovida pelo Curso de Engenharia Ambiental e afins. Tivemos a honra de receber 52 artigos completos para publicação dos quais foram selecionados os de relevância para esta edição especial. O evento contemplou diversas áreas e campos de atuação, possibilitando o desenvolvimento de um pensamento integrador a respeito da finitude dos recursos naturais, da importância do gerenciamento e uso adequado destes recursos e, principalmente, a busca pela minimização dos impactos ambientais.

Os artigos apresentados nesta edição são reflexo de atividades de pesquisas e extensões realizadas pelas instituições de ensino que permanecem encorajadas no desenvolvimento de inovações e tecnologia a fim de promover um manejo adequado e sustentável da paisagem, promover e melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para a redução dos inúmeros problemas ambientais, de causa natural e principalmente antrópicos, as quais interferem no aumento progressivo das taxas de poluentes  responsáveis pelo aquecimento global.

Por fim, nos resta agradecer ao apoio do Prof. Dr. Ricardo dos Santos da UTFPR - Câmpus Medianeira - Editor Gerente da Revista Eletrônica Científica “Inovação e Tecnologia”, periódico científico gerenciado pelo Câmpus - Medianeira da UTFPR, que acreditou e apoiou nosso evento e disponibilizou este importante veículo de comunicação e divulgação científica que colocará à disposição da sociedade resultados e discussões deste amplo debate sobre as questões ambientais contemporâneas. Agradecemos ainda toda a estrutura e apoio que o Câmpus de Campo Mourão dispôs durante a realização do VIII SIAUT, além dos estudantes que são os principais responsáveis pela existência da Universidade

Palavras-chave


ambiental; engenharia; clima

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n20.7337

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr