O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1
Resumo
Educação a distância (EaD), junto ao avanço das tecnologias, surge como alternativa para as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira (UTFPR-MD) implementou esta modalidade de ensino em disciplinas das áreas relacionadas a ciências exatas devido à grande aglomeração de alunos nas turmas presenciais dos cursos de graduação desta universidade. O presente trabalho analisa a implementação e desenvolvimento da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI1), modalidade de ensino a distância, na UTFPR-MD nos 1º e 2º semestres de 2014 e 2015 e no 1º semestre de 2016. Os alto número de matriculados no ambiente EAD, mais precisamente 997 alunos, permite identificar a necessidade da oferta da disciplina em horários compatíveis com a situação do acadêmico, considerando a grande flexibilidade do ambiente virtual, constituindo um universo mais flexível ao aluno em condição de pendência curricular, de modo que a oferta de disciplinas presenciais e não presenciais seja realizada e organizada objetivando-se a redução dos altos graus de reprovação. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos 111 alunos aprovados ao final dos cinco semestres que o curso vem sendo ofertado. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdo autoexplicativo é evidenciada pelos alunos. A EaD remete ao sucesso na progressão acadêmica quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno e professor.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/recit.v11.n27.7054
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.