O perfil dos professores de matemática do ensino básico, da região oeste do Paraná, frente ao uso de softwares

Elenice Scherer, Priscila Pigatto Gasparin

Resumo


O uso de tecnologias em sala de aula ainda se apresenta como um grande desafio para muitos professores. Diversas pesquisas relatam os potenciais educativos das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem e quais as ações pedagogicas podem influenciar este processo. Desta forma, este artigo teve como objetivo verificar o perfil do professor de matemática da região oeste do Paraná frente ao uso de softwares. Para identificar este perfil foi elaborado um questionário com onze questões, sendo relacionadas ao sexo, faixa etária, tempo de trabalho com a disciplina de matemática, se faz uso de alguma tecnologia, uso de softwares durante as aulas, de que maneira os alunos se comportam quando utilizam softwares, e quais as principais dificuldades encontradas pelo professor ao utilizar softwares em sua aulas. A pesquisa foi realizada com 123 professores do ensino básico das escolas públicas da região oeste do Paraná. Após a tabulação dos dados, utilizou-se o software Excel e realizou-se a construção de gráficos para melhor representar os dados. Os resultados encontrados por meio do questionário com relação ao tempo de magistério lecionando a disciplina de matemática foi de 4 a 6 anos, cerca de 66% utilizam algum tipo de tecnologia em sala de aula. Com relação ao uso de software cerca de 61% dos professores não fazem uso. As principais dificuldades enfrentadas pelos professores estão relacionadas com a infra- estrutura das escolas e a insegurança do uso de softwares.

Palavras-chave


Tecnologias de informação e comunicação; Ensino de Matemática; Trabalho Docente

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr