Os desafios do abandono escolar no 1º ano do ensino médio em um município da região noroeste do estado do Paraná

Roseli Aparecida Juliani Moreira, Camila Menoncin

Resumo


O presente artigo tem como objeto de estudo o abandono escolar. Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar as causas que levam os alunos do 1º ano do ensino médio, de dois colégios estaduais, de um município do Noroeste do Paraná a abandonarem seus estudos. Para tanto, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar o número total de matrículas e dos alunos que abandonaram o 1º ano do Ensino Médio no ano de 2014; b) compreender as principais causas desse abandono. Os dados foram gerados por meio de questionários individuais semiestruturados, em que se utilizou um roteiro amplo, atingindo diversos aspectos a serem abordados. A análise dos dados destacou que 22 alunos abandonaram o ensino médio nas instituições selecionadas para a investigação.  Essa análise revelou também alguns enfoques importantes, revelando aspectos fundamentais à compreensão do perfil desse aluno, bem como suas inquietações e preocupações com seu futuro, e como a escola atuará no seu ingresso e/ou a permanência no mercado de trabalho. Por meio da análise dos dados, fundamentações teóricas, reflexões, foram sugeridas medidas que podem auxiliar no enfrentamento do abandono escolar Assim, através das respostas, os alunos foram revelando a sua realidade, suas experiências, bem como suas dificuldades.


Palavras-chave


Ensino Médio; Abandono Escolar; Enfrentamento

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n17.4871

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr