O jornal como ferramenta didática

Juliane Aparecida de Melo Silva, Janete Santa Maria Ribeiro

Resumo


O presente artigo constitui - se na produção de trabalho para a conclusão do curso de pós-graduação em Educação - Métodos e Técnicas de ensino. A produção de jornais escolares não é experiência recente. Janusz Korczak e Célestian Freinet, já utilizavam em seus métodos de ensino em meio a turbulentos conflitos do século passado.  Apropriar - se de condições sócio educativas na qual compõem o trabalho com o jornal, juntamente com as tecnologias é um avanço para as práticas pedagógicas de Freinet e Korczak. Atualmente a prática do jornal como ferramenta didática, encontra - se em projetos autônomos de escolas, em programas das esferas públicas federais, estaduais e municipais e em iniciativas privadas. Não obstante a sua produção no Brasil e ineloquente frente à iniciativa de demais países no mundo. A prática com jornal tem contribuído para a disseminação de ideias, formação do sujeito crítico, envolvido com as questões político-sociais no mundo que o cercam. O resgate desta prática de utilização do jornal vem contribuir para o processo educacional voltado às ideias e valorização do homem em seu espaço social, possibilitando ao sujeito a liberdade, assim construindo e transformando ele próprio a realidade vivida. Portanto, este artigo contempla um estudo bibliográfico sobre essa ferramenta.


Palavras-chave


Educação; ferramenta didática; contribuição do jornal escolar

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr