Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura

Etiene Caroline Farias de Melo, Maria Fatima Menegazzo Nicodem

Resumo


Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo apresentar reflexões sobre a transformação que a educação vem enfrentando devido ao uso frequente da tecnologia no meio social, que acaba impactando o modo dos alunos apreenderem e consequentemente a forma de ensinar. Neste cerne, o ensino de língua inglesa sofre grandes influências, especialmente com relação à leitura. Com o objetivo de mostrar que é possível usar textos literários para desenvolver o exercício da leitura nas aulas de inglês, este trabalho aponta o cinema como um suporte para leitura, demonstrando como as adaptações fílmicas auxiliam na construção dos sentidos dos textos se tornando uma ferramenta motivadora para despertar o prazer na hora de ler.  Contribuindo não só para prática da leitura como também para outras habilidades da língua, além de facilitar o aperfeiçoamento do idioma. Para isso, foi realizado um estudo de campo, para poder aplicar as teorias apresentadas nos decorrer da pesquisa. Para a parte prática foi elaborado um plano de aula com o recurso multimídia, em que houve o uso do conto “Little Red Riding Hood” de Charles Perrault juntamente com sua adaptação fílmica “A garota da capa vermelha” de Catherine Hardwicke, em que ambas as ferramentas foram exploradas e apresentadas de forma contextualizadas. Ao final deste processo ficou clara a importância do professor, bem como do planejamento e o trabalho contínuo para o desenvolvimento tanto da leitura quanto de outras habilidades.


Palavras-chave


Literatura;cinema; ensino e língua inglesa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr