Políticas de avaliação externa e seus desdobramentos para a gestão escolar

Luciana Pegoraro Francisco de Mello e Silva, Julio Cesar Torres

Resumo


Trata-se de pesquisa em andamento que intenciona investigar as políticas de avaliação externa e seus desdobramentos para a gestão escolar. No contexto de formulação e implementação de políticas públicas de educação no Brasil recente, destaca-se a relevância em se problematizar aquilo que é prescrito e, portanto, institucionalizado, em relação ao que efetivamente ocorre na realidade concreta das escolas, ou seja, o efetivamente implementado. Para este trabalho em andamento, está sendo utilizada, especificamente, a avaliação do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e os resultados do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de cinco escolas do sistema público estadual de ensino de São Paulo, analisando de que maneira esses resultados são apropriados pelos gestores escolares. Instituídos pela política educacional como indicadores que aferem a qualidade do ensino e da aprendizagem, consequentemente, são colocados como intervenções da política de avaliação externa num contexto de reforma do Estado que tem privilegiado a ideia de publicização dos resultados da escola como garantia da accountability e pela responsabilização de gestores, professores e alunos pelos resultados alcançados, atrelando-se esses resultados a prêmios, bonificações e punições. Pretende-se com os resultados desta pesquisa problematizar a realidade educacional a partir dos pressupostos e contradições das políticas de avaliação educacional e da gestão escolar, sobretudo no que concerne aos resultados educacionais evidenciados por esses instrumentos implementados pela política paulista de educação.


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DOI: 10.3895/recit.v7.n15.4350

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