Identificando emoções em redes sociais: um estudo de caso no Facebook

William Silva, Richardson Ribeiro, Marcelo Teixeira, Fabrício Enembreck

Resumo


Neste trabalho é apresentado um modelo de reputação para identificar o nível emocional de indivíduos a partir de conteúdos postados em redes sociais. A proposta do modelo é caracterizar um indivíduo emocionalmente, como forma de estimar o quão confiável um indivíduo pode estar em problemas de tomada de decisão, seja coletivo ou individual. Essa abordagem tem sido pouco explorada na literatura e, quando o é, foca  apenas na avaliação de produtos e serviços a partir de opiniões de usuários. Os resultados desse trabalho são ilustrados por meio de um exemplo que identifica e compara informações compartilhadas por usuários em redes sociais, com um conjunto de palavras (base textual) afetivas, definidas pelo Anew-br como forma de detectar sentimentos e caracterizar um indivíduo emocionalmente.

Palavras-chave: modelo de reputação; mineração de texto; redes sociais. 

 


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DOI: 10.3895/recit.v5.n12.4308

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