A tessitura da pesquisa na formação de professores: estudos culturais, mídia e educação
Resumo
Este artigo é fruto de uma investigação doutoral que preconiza a análise de um programa de formação para professores/as da educação básica das escolas públicas brasileiras. Intitulado Mídias na Educação, proposto pelo Ministério da Educação (MEC) na modalidade online, tem como escopo formar o/a professor/a para a inserção da mídia na sua ação didático-pedagógica. Sua questão norteadora: Quais os limites e possibilidades da formação online para a ação do professor/a quanto ao uso das mídias na escola? A decisão nesta investigação pela análise desse programa implica o registro de que a perspectiva teórica adotada caminha pelas sendas dos Estudos Culturais, cuja metodologia de pesquisa trata o material empírico, ou seja, o programa e sua organização documental, na condição de objeto que existe num conjunto de práticas propostas para essa formação específica para o uso das mídias. Alem dos documentos do próprio programa a internet também foi uma importante fonte de pesquisa, já que a modalidade de formação é exclusivamente online. O objetivo da pesquisa contempla uma analise desse programa, como foi elaborado, como está organizado, quais pontos são fundamentais, nodais, quais os seus encaminhamentos e finalmente quais seus efeitos. O importante é perceber pela análise do discurso, como são apresentadas as orientações e ações no programa para uma possível repercussão favorável e contínua na formação de professores. O resultado apresenta limites quanto à formação docente nesta organização, bem como expõe necessárias alterações no formato do programa como contributo à prática e a inserção da mídia no campo da formação.
Palavras-chave: Formação de professores; Mídias; Estudos Culturais
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PDFDOI: 10.3895/recit.v6.n13.4271
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