A política de expansão da educação superior e sua conformação privatizante

Bernadete Ribas Arruda, Amâncio Trevizan

Resumo


O presente artigo expõe alguns elementos e reflexões sobre a política de expansão que vem acontecendo com a educação superior brasileira. Identifica, neste processo, a partir de dados do Censo da Educação Superior Brasileira dos anos 2002, 2008 e 2011, a exponencial privatização que caracteriza a educação superior, assentadas, sobretudo, em políticas de incentivos oferecidas pelos governos brasileiros. Destaca, em contrapartida, a expansão “anômala” em que vem se sustentando a educação superior federal pública que, nestes últimos tempos, apoiada no REUNI perfaz-se sobre uma intensificação da precarização das condições de trabalho dos Professores e Técnico-Administrativos. Carregando, conjuntamente, em seu bojo um alargamento da concepção de universidade neoprofissional, heteronômia e competitiva. Por fim, conclui que o modelo de expansão que tem sido adotado só atende aos interesses e necessidades do mercado, em detrimento dos da classe trabalhadora.


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DOI: 10.3895/recit.v8.n17.4270

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