A importância das inovações para a indústria alimentícia: um estudo de caso da empresa apetitoso alimentos

Gabriela Barros Silvério, Marcelo Zuchi Sanches, Érika Watanabe, Ana Carolina da Silva José, Carlos Alberto Ribas

Resumo


Diante da alta competitividade do mercado e das exigências do consumidor, as inovações constituem-se de importante ferramenta para que as empresas possam crescer e manterem-se competitivas, sejam elas de grande ou pequeno porte. Nesse sentido, o objetivo deste estudo de caso foi identificar as inovações e avaliar a importância das mesmas para a Apetitoso, uma empresa de pequeno porte do setor alimentício situada na cidade de Londrina (PR). Paralelamente, realizou-se uma comparação dos dados obtidos com os divulgados pela Pintec 2011. Utilizando a metodologia de entrevista estruturada, baseada em um roteiro enviado previamente ao diretor da empresa em questão, verificou-se que a mesma buscou ser inovadora na totalidade de seu portfólio, desenvolvendo produtos diferenciados que buscam nichos de mercado ainda não explorados, além de inovações de processos, organizacional e nas estratégias de marketing.  Em relação aos dados divulgados pela Pintec 2011, foi possível constatar que o percentual do faturamento da empresa disponibilizado para as inovações é de 5%, enquanto a média nacional foi de 2,37%. Com isso, conclui-se que a parcela do faturamento direcionado às inovações é o diferencial responsável pelo sucesso da empresa no mercado, mesmo tendo em vista o seu pequeno porte e a grandeza de seus concorrentes.

 

Palavras-chave: Inovação, Pintec, Apetitoso.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v6.n14.4257

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr