A inclusão social aliada à inclusão digital e linguística

Andreia Beulke, Vinicius Pegorini

Resumo


A inclusão digital e o conhecimento das línguas portuguesa e inglesa são temas relevantes em
termos de educação e desenvolvimento socioeconômico porque a forma de comunicação, o uso e acesso
às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem contribuir para minimizar desigualdades
sociais. Isso ocorre devido ao amplo uso dessas tecnologias, seja para atividades profissionais, educação,
busca e troca de informações e interação entre pessoas ou entretenimento. Aliada à inclusão digital está a inclusão linguística que provê recursos que também contribuem para a inserção do sujeito no mundo do trabalho, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências de comunicação, além de fornecer conhecimentos da língua inglesa para o correto uso dos computadores. Assim, cria-se uma nova denominação, a dos excluídos linguístico-digitais. Como forma de prover a inclusão digital e linguística e que
estas contribuam para a inclusão social, este artigo tem o objetivo apresentar resultados da aplicação do uso da tecnologia e das línguas portuguesa e inglesa, agregadas à outros conhecimentos, como literatura, por exemplo, para prover inclusão digital e linguística e consequentemente inclusão social.

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DOI: 10.3895/recit.v4.n9.4244

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