Indicadores sintéticos na educação: o IDESP e o programa de bonificação por resultados do estado de São Paulo

Fernanda Guinoza Matuda

Resumo


O presente artigo propõe uma reflexão sobre a utilização dos indicadores sintéticos na implantação das políticas de avaliação educacional e do programa de meritocracia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Para a elaboração deste estudo, foi realizada uma análise documental dos principais textos legais (resoluções, pareceres e leis complementares) que instituem as duas ações do Governo de São Paulo. A análise permitiu constatar que o IDESP- Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo foi implantado com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, mas, pode estar cumprindo apenas o papel de responsabilizar os professores e servidores das escolas pelo baixo desempenho nas avaliações. Existem muitas diretrizes de como utilizar esta medida para a bonificação por resultados, mas há pouco planejamento para utilizá-la como definidor de ações que visam melhores resultados.


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DOI: 10.3895/recit.v4.n8.4161

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