A construção de conceitos econômicos em adolescentes trabalhadores de rua do Brasil

Tania Stoltz, Roberta Rafaela Sotero Costa, Thiciane Pieczarka, Zilma Assad Suleiman Othman, Iarê Cooper, Marlene Schüssler D'Aroz

Resumo


O objetivo deste estudo é a verificação da compreensão do conceito de lucro de adolescentes trabalhadores de rua da cidade de Curitiba, Brasil. Foram realizadas 18 entrevistas a partir do método clínico de Piaget. A compreensão do mundo econômico configura-se como essencial para o desenvolvimento da cidadania na sociedade capitalista. Os adolescentes entrevistados, embora saibam que é preciso vender o produto por um preço superior ao de compra, não consideram diferentes aspectos na determinação do preço. Apresentam um saber prático desvinculado de uma reflexão sobre os diferentes aspectos que precisam ser considerados no estabelecimento de um preço. A construção de conceitos na adolescência é complexa e envolve em um primeiro nível um saber prático que necessariamente deve ser ampliado para um saber reflexivo no sentido do desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o mundo econômico e a diminuição de situações de exploração na sociedade.


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DOI: 10.3895/recit.v5.n11.4226

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