Biologia e as novas tecnologias educacionais, um foco para a educação contemporânea
Resumo
Este trabalho aborda o tema tecnologia na educação com ênfase ao ensino de biologia, levando em conta a relação entre professores, alunos e as novas tecnologias na atual conjuntura em que se encontra a sociedade no contexto da intercomunicação. Baseado em tal reflexão foram pesquisados 88 professores da rede básica de ensino do município de Cascavel, Paraná e, como resultado, verificou-se pequeno avanço nas metodologias utilizadas em sala de aula em relação aos novos recursos tecnológicos, sendo categorizado o quadro negro como o recurso didático mais importante, seguido da TV como mídia e por último o computador. Apesar de admitir grandes vantagens no uso do computador nas aulas de biologia, a frequência de seu uso observada foi baixa devido às limitações técnicas constantes, à falta desse recurso nas salas de aula e à indisciplina nos laboratórios de informática. Por outro lado, ficou evidenciado que é o computador o recurso tecnológico preferido pelos alunos para aulas e demais atividades didáticas. Assim, foi constatado que as tecnologias, especialmente as digitais estão fortemente incutidas na vida das pessoas, especialmente daquelas em idade escolar, sugerindo a releitura e a adaptação dos modelos clássicos pedagógicos.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/recit.v5.n11.4218
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.