Abordagem de Especificação de Requisitos para Modelagem 3D do Robô Otto para sessões de terapia com crianças autistas
Resumo
Perante o crescente número de diagnósticos de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a robótica mostra seu potencial como tecnologia assistiva. Vários estudos trazem soluções que utilizam interações com robôs de forma lúdica, terapêutica e/ou educacional. As atividades, quando planejadas com auxílio de especialistas, podem levar a melhorias comportamentais, de aprendizagem e interações sociais, fazendo com que os robôs sejam brinquedos/ferramentas muito úteis no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA. Nesse contexto, buscando atender às necessidades de desenvolvimento de crianças com TEA, este artigo retrata as etapas na abordagem de especificação de requisitos para modelagem 3D do robô Otto, que é uma solução personalizada de tecnologia assistiva de baixo custo que atua como facilitador nas sessões de terapia com crianças autistas. Dentre as etapas de desenvolvimento está a modelagem 3D que trata do processamento sensorial no Otto e também principal meio de interação robô e criança, que é fundamental para o desenvolvimento de um tratamento eficaz. A metodologia consistiu em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, com a realização de uma revisão bibliográfica em literatura especializada, visando contribuir para a fundamentação da pesquisa e, por conseguinte, na construção do design 3D. Como complementação dos estudos foi realizada uma pesquisa semiestruturada no formato de um questionário online onde familiares de crianças com TEA e membros da equipe multidisciplinar que tratam crianças com TEA responderam perguntas que auxiliaram no design do robô. Neste artigo justificamos o porquê das nossas escolhas, para o desenvolvimento e construção inspirada no personagem “Os Minions”, uma vez que usamos como parâmetro estudos que aplicaram o uso de robôs no processo terapêutico com crianças com TEA. A construção do brinquedo inclusivo Otto fornece aos terapeutas novas soluções para que as crianças estejam concentradas na sessão e aprendendo de forma dinâmica. Espera-se que o design do robô Otto seja atrativo e funcional, de forma a reter a atenção das crianças, a mantê-las centradas durante as sessões e a contribuir com o seu desenvolvimento a cada sessão. Como resultado deste estudo foi possível criar um design do robô que irá proporcionar a interação triádica nas sessões terapêuticas e estimular a comunicação e aprendizado das crianças com TEA. A especificação de um design e modelagem 3D personalizados para o público alvo são fundamentais para o desenvolvimento de um protótipo, sendo o alicerce para que as etapas posteriores obtenham sucesso. Em estudo futuro serão realizadas pesquisas voltadas “A importância do UX Design na construção da Modelagem 3D aplicada em tecnologias assistivas para atender crianças TEA”, onde abordaremos melhorias que devem ser realizadas a partir do feedback dado pela equipe multidisciplinar.
PALAVRAS-CHAVE:Modelagem 3D, Transtorno do Espectro Autista, Robótica, Impressão 3D.
Palavras-chave
Texto completo:
15975DOI: 10.3895/recit.v15.n37.15975
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