LEGISLAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE TEOFILÂNDIA

Hemily Araújo dos Santos, Selma Barros Daltro de Castro, Karina Macedo de Assis

Resumo


A gestão escolar constitui-se na realização de diretrizes, objetivos e princípios orientados para a promoção de práticas educativas que efetivem o ensino de qualidade. O presente estudo problematiza a gestão escolar no município de Teofilândia, Bahia, e tem como objetivos contextualizar a gestão escolar no município e analisar a sua forma de provimento. O referencial teórico utilizado fundamenta-se nos estudos de Paro (2016), Sander (2012) e Libâneo (2012), entre outros. A opção metodológica adotada é a pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos a análise documental e a aplicação de questionário on-line. Dentre os resultados obtidos, é possível observar que a função da gestão escolar no município está regulamentada e em consonância com princípios de pertencimento à carreira docente, de definição salarial e atribuições, contudo, o provimento da função ainda é feito por meio de indicação política.


Palavras-chave


Gestão escolar; Forma de provimento; Diretor

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