A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado

Shirley Ribeiro Carvalho, Aline Diesel, Tatiana Mendes Bacellar, Marcia Jussara Hepp Helfeldt

Resumo


O presente artigo se propõe a analisar as práticas docentes no contexto da cibercultura que envolveu o processo digital na produção audiovisual e suas repercussões para a aprendizagem de estudantes do ensino superior. Para isso, foi analisada a prática pedagógica dos professores do curso de Pedagogia, contemplando o uso das tecnologias digitais, as quais envolveram a autoria no processo digital na produção audiovisual. Para aporte metodológico, utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos do estudo de caso e pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior no estado do Maranhão. Os resultados mostraram que quando o autor é o aluno, ele sai da condição de espectador e torna-se realizador, criando um espaço de aprendizagem que ultrapassa o conceito de espaço/lugar. Em relação ao professor, ele compreendeu estar diante de novas realidades e, consequentemente, novos alunos, olhares e possibilidades de mediação. Assim, espera-se que esse movimento de autoria leve tanto o aluno quanto o professor a tomar consciência do seu papel na sociedade.


Palavras-chave


Cibercultura; autoria; produção audiovisual.

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DOI: 10.3895/recit.v11.n27.11736

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