Dispositivo de baixo custo para abordar questões de cinemática linear no ensino de Física de forma lúdica

Thaíse Silva Alves, Bruno Leonardo do Nascimento-Dias

Resumo


A robótica educacional estabelece um ambiente multidisciplinar que favorece a identificação e resolução de problemas do mundo real. Vale salientar, que além da Física, inúmeras áreas podem utilizar a robótica educacional para ampliar as possibilidades de aprendizagem. Desta forma, este trabalho tem como objetivo descrever como uma simulação de uma sonda linear de baixo custo e micro controlada possui a aplicabilidade à área de ensino de Física. Para o desenvolvimento da simulação de uma sonda linear foi utilizada uma placa de micro controlador simples ESP32 e um sensor ultrassônico HC-SR04. Para o desenvolvimento da interlocução entre as estruturas de hardware e os componentes acoplados na sonda linear simulada, foi utilizada a linguagem de programação em C++. Por fim, com base nas estruturas que compõem o carrinho, que simula uma sonda linear através de seus componentes, é possível utilizá-lo em diversos modos de operação, mas aqui destacam-se os conteúdos pedagógicos de cinemática no ensino de física.


Palavras-chave


ESP32; Robótica; sonda espacial.

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DOI: 10.3895/rbfta.v8n2.14329

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