Balanced Scorecard: aplicação em um escritorio contábil

Tatiane Nunes, Paulo Roberto Pegoraro

Resumo


Este estudo evidencia a necessidade das pequenas empresas possuírem um instrumento gerencial para auxiliar na gestão e medir seu desempenho, pois no atual momento as mudanças e exigências dos clientes estão cada vez mais apuradas. Sendo apresentado como ferramenta que supre essas necessidades o Balanced Scorecard, que busca traduzir a estratégia da empresa em objetivos através de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Através de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, fundamentada num estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços contábeis, onde foram realizadas entrevistas e questionários com sócios, clientes e colaboradores, para colher informações sobre os processos internos e a satisfação de clientes e colaboradores, que auxiliaram na adaptação do modelo do Balanced Scorecard para uma empresa pequena. O resultado da pesquisa possibilitou orientar a empresa em seu processo de decisão gerencial. O Balanced Scorecard contribui para o gerenciamento de qualquer empresa, neste estudo o modelo foi adaptado de acordo com as particularidades da pequena empresa, para gerar informações objetivas e subjetivas que contribuem na formação da estratégia empresarial e na transformação destas em ações. As conclusões do estudo indicam que o método é uma ferramenta que pode auxiliar a traduzir a estratégia da empresa e auxiliar na gestão empresarial, desde que sejam respeitadas suas características básicas. Palavras-Chave: Balanced Scorecard. Satisfação. Perspectivas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr