As Representações das mulheres guineenses na obra "Eterna Paixão" de Abdulai Sila
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de detectar e analisar as representações das mulheres guineenses, observadas na obra “Eterna Paixão” (2002), de Abdulai Sila, tentando identificar se as personagens femininas Ruth e Mbubi apresentam ou não os traços propostos pelo Africana Womanism, teoria feminista africana defendida por Clenora Hudson-Weems (1993). Tal teoria enaltece o papel das mulheres africanas em sua sociedade e principalmente evoca o resgate às tradições autóctones. Observa-se que somente a personagem Mbubi poderia ser considerada uma feminista, uma vez que Ruth rende-se aos padrões ocidentais capitalistas, não se identificando mais com a sua cultura africana. Assim, através da análise das representações dessas personagens femininas, esta pesquisa procura contribuir para o campo dos estudos sobre as mulheres africanas. Além disso, busca expandir os conhecimentos sobre os feminismos africanos e, dessa forma, trazer à pauta a questão dos papéis sociais das mulheres africanas na sociedade atual.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/cgt.v13n41.9432
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