(In)visibilidade das questões de gênero e sexualidade: diálogos com jovens estudantes em uma escola de ensino médio
Resumo
Este artigo aborda questões de gênero e sexualidade atreladas à identidade, a partir de pesquisa realizada com jovens estudantes de uma escola estadual de Ensino Médio, localizada no município de São Gabriel, Bahia. Apresenta contribuições das teorias pós-críticas em educação entrelaçadas aos diálogos contemporâneos sobre a juventude, buscando compreender a realidade dos/as participantes e como constituem suas identidades culturais. A opção metodológica da pesquisa considerou a abordagem qualitativa pelo contato direto com a situação estudada, através da Etnopesquisa com a observação participante e também, questionário e tertúlias dialógicas culturais para a construção das informações junto aos/às participantes. Desse modo, o estudo aponta que os/as jovens estudantes buscam por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades, ao mesmo tempo em que indicam à escola a necessidade de repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas em seu contexto, para valorizar seus interesses e expectativas e considerar a diversidade presente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/cgt.v12n39.9258
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.