As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos?
Resumo
Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa, a qual objetivou
conhecer o lócus das mulheres docentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus
Curitiba. O corpo docente do Campus constitui-se por duzentos e vinte e cinco
servidores/as, disto cento e sete são mulheres e cento e dezoito são homens. Ao
analisarmos esses números observamos inicialmente que não há uma prevalência no que
se refere às relações de gênero, entretanto cabe investigar em que áreas elas e eles estão
atuando. A pesquisa foi feita a partir da coleta de dados documentais/institucionais, que
ao se ter em mãos os resultados, para além da disposição em gráficos, necessariamente
nos leva a muitas reflexões que denotam uma análise qualitativa. Acreditamos, por fim, que
os resultados desta pesquisa podem nos levar a refletir sobre a inserção da mulher na
Ciência e Tecnologia, visto que o espaço sócio ocupacional pesquisado é um local de
educação formal, com vistas à ciência e ao desenvolvimento de tecnologias.
conhecer o lócus das mulheres docentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus
Curitiba. O corpo docente do Campus constitui-se por duzentos e vinte e cinco
servidores/as, disto cento e sete são mulheres e cento e dezoito são homens. Ao
analisarmos esses números observamos inicialmente que não há uma prevalência no que
se refere às relações de gênero, entretanto cabe investigar em que áreas elas e eles estão
atuando. A pesquisa foi feita a partir da coleta de dados documentais/institucionais, que
ao se ter em mãos os resultados, para além da disposição em gráficos, necessariamente
nos leva a muitas reflexões que denotam uma análise qualitativa. Acreditamos, por fim, que
os resultados desta pesquisa podem nos levar a refletir sobre a inserção da mulher na
Ciência e Tecnologia, visto que o espaço sócio ocupacional pesquisado é um local de
educação formal, com vistas à ciência e ao desenvolvimento de tecnologias.
Palavras-chave
Docentes; Educação profissional e tecnológica; Espaço ocupacional.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/cgt.v10n35.7410
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.