Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras
Resumo
Este artigo resulta de um estudo que objetivou evidenciar, em memoriais de formação de estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia, a relação entre o ser mulher e o exercício da prática docente. Foram pesquisadas, em cento e vinte e um memoriais de estudantes de sete municípios baianos, referências a educadoras marcantes em suas histórias de vida, ancoradas nas Epistemologias Feministas que contemplam a valorização das vozes femininas na construção e reconstrução de suas vidas, bem como a subjetividade como base para o entendimento da prática docente. Com a análise de conteúdo processada foi possível evidenciar três categorias de narrativas: referência analítica - quando a menção apareceu seguida por uma tentativa de análise dos métodos e tendências pedagógicas da professora em questão; simples menção a métodos e tendências pedagógicas - quando a educadora mencionada foi sumariamente caracterizada por alguma atividade que desempenhava, porém sem preocupação analítica e apresentação breve - quando nada relevante acerca da prática pedagógica foi referido. Tais resultados apontam para a necessidade de se repensar a orientações para construção de memoriais de formação para minimizar a ênfase em práticas pedagógicas não reflexivas e críticas que tendem a associar os saberes da docência a ideias do senso comum e a entender as práticas pedagógicas como um conjunto de técnicas não reveladoras de intenções sociais, políticas e culturais mais do que seu significativo papel na formação de educadoras num curso como o de Pedagogia.
Palavras-chave
Memória; Gênero; Prática docente.
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PDFDOI: 10.3895/cgt.v9n34.6199
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