Representações de gênero e etnia em design de embalagens: produtos cosméticos direcionados a mulheres negras

Elisa Conceição da Silva Rosa, Maristela Mitsuko Ono

Resumo


O principal objetivo deste artigo é trazer uma contribuição aos estudos e pesquisas sobre gênero, etnia e design. As considerações aqui apresentadas fundamentam-se na perspectiva de gênero e etnia como construções culturais e sociais de identidades ou identificações. Entende-se que o design de artefatos é portador de significados que vão além das funções práticas e técnicas, abarcando também fatores subjetivos, simbólicos, dentro da complexidade, pluralidade e variabilidade de contextos sociais, culturais, ambientais, econômicos e políticos, dentre outros, em que se inserem os indivíduos e grupos sociais. Sob este prisma, este trabalho discute a questão de representações de gênero e etnia no design de mídias gráficas, com base em um estudo de caso sobre design de embalagens de produtos cosméticos direcionados a “mulheres negras”. A metodologia adotada segue uma abordagem interpretativa (GEERTZ, 1989; MOREIRA, 1995), com pesquisa de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos adotados compreendem entrevistas semi-estruturadas e pesquisa iconográfica.

Palavras-chave


Design de embalagens; Etnia; Gênero.

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DOI: 10.3895/cgt.v2n7.6152

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