Uma história toda sua: trajetórias de historiadoras brasileiras, 1940 – 1990
Resumo
Mapear, investigar e analisar as trajetórias intelectuais e pro ssionais, bem como explorar a riqueza das narrativas biográ cas que expressam as experiências pessoais, interpessoais e de vida das historiadoras brasileiras, constituem a natureza essencial da problemática deste artigo. Para tanto, delimitaremos duas gerações de historiadoras pro ssionais que se sobrepõem, as quais estiveram vinculadas às universidades públicas brasileiras conforme suas produções acadêmicas e prática docente: 1ª geração (1940- 1970), responsável pela iniciação dos estudos historiográ cos, escolha de objetos e procedimentos vinculados à História cientí ca, ao lado da consolidação das cátedras; e 2ª geração (1971-1990), responsável pelo início dos primeiros cursos de pós-graduação no país, os quais voltaram-se para novos temas, propostas metodológicas, extinção evolutiva das cátedras e, sobretudo, para pesquisas regularmente organizadas. Tal problemática será analisada mediante o questionamento se o gênero se constitui, ou não, como elemento estruturante na diferenciação e pro ssionalização dos(as) historiadores(as) no campo disciplinar histórico. Espera-se, com isso, compreender inicialmente os papéis assumidos e a maneira como as historiadoras brasileiras se inseriram no âmbito universitário e contribuíram para a consolidação das pesquisas historiográ cas, constituindo assim, suas trajetórias intelectuais e pro ssionais.
Palavras-chave
Historiadoras brasileiras; Gênero; Trajetória intelectual; Profissional.
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PDFDOI: 10.3895/cgt.v8n29/30.6125
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