Contribuições dos estudos cts para a educação superior no Brasil: uma perspectiva de gênero

Joyce Luciane Correia Muzi, Nanci Stancki da Luz

Resumo


Este artigo tem por objetivo entender como os estudos sociais da Ciência e Tecnologia (CTS) possibilitaram discussões em torno da condição das “excluídas” do fazer Ciência e Tecnologia (C&T), com foco numa instituição de ensino superior – a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Nesse sentido, considerando a universidade como espaço em que se faz C&T e do qual as mulheres ficaram durante muito tempo excluídas, faz-se necessário recuperar de que maneira elas conseguiram entrar em redutos antes reservados aos homens. Apresentamos uma breve revisão bibliográfica a respeito do campo CTS na América Latina, bem como da perspectiva de feministas a respeito desse campo de estudos. A seguir apresentamos alguns dados levantados durante a pesquisa para a elaboração de minha dissertação para o Programa de Pós-graduação em Tecnologia especialmente sobre a história da UTFPR e sobre a participação das mulheres nesta história. Como resultado, podemos dizer que, graças à interferência do movimento feminista e dos questionamentos em torno dos chamados ideais da Ciência – neutralidade e objetividade – a situação das mulheres em áreas antes inacessíveis foi modificada, permitindo especialmente que elas ingressassem como alunas e como profissionais nas instituições de ensino superior (IES), atuando inclusive na pesquisa científico-tecnológica.

Palavras-chave


CTS; América latina; Educação superior; UTFPR; Gênero.

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DOI: 10.3895/cgt.v6n21/22.6119

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