Ironia como recurso do discurso político dos usuários de mídias sociais: primeiras análises acerca do caso Myrian Rios

Luiz Cláudio Kleaim, Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira

Resumo


A ironia é um recurso estilístico da linguagem associado à ideia de oposição e contradição. O objetivo deste estudo de caso é re etir sobre a questão do uso desse estilo nos discursos de usuários de diferentes redes sociais online na internet e seu valor como estratégia política. Usou-se como fonte de dados a repercussão do discurso da deputada Myrian Rios em post de weblog, vídeo do YouTube e textos do site Twitter que possuíam caráter irônico. Os resultados mostram que a ironia nos casos estudados foi utilizada para desacreditar a enunciadora do discurso original e fazer ruir seus argumentos. Concluímos que, num contexto histórico-político em que cresce a importância das redes sociais online na in uência da opinião pública, e da opinião pública no fazer político, a estratégia discursiva da ironia tem e cácia iconoclasta e possui riscos devido à necessidade de compartilhamento de contextos entre os interlocutores.

Palavras-chave


Internet; Ironia; Política; Redes sociais.

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DOI: 10.3895/cgt.v7n27/28.6105

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