Igualdade de gênero nos cursos de Tecnologia da Informação do CEFET-MG

Ana Cristina Pousa, Laura Layanne Fernades Gonçalves, Rafaela Cruz Marques, Kaciana Alonso Fernandes, Karla de Souza Torres

Resumo


A igualdade de gênero nas áreas de Ciência e Tecnologia (C&T) vem sendo cada vez mais discutida nos últimos anos, e a área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das que apresentam maior desigualdade. Nesse viés, esta pesquisa tem por objetivo fazer um estudo da igualdade de gênero nos cursos de TI do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A metodologia usada envolveu pesquisa bibliográfica sobre a presença de mulheres em áreas acadêmicas e profissionais em C&T e em TI, e análise de dados quantitativos sobre a entrada de mulheres em cursos técnicos e de graduação em TI do CEFET-MG. Os resultados  mostram que, no período estudado (2005-2021), a média de entrada de mulheres é de 28% para os cursos técnicos, e de apenas 17% para o nível superior. Esses dados corroboram os estudos que mostram a baixa participação de mulheres na área de TI e a redução dessa participação ao longo da carreira, devido, principalmente, a uma cultura discriminatória que permeia diversas áreas de C&T.


Palavras-chave


Igualdade de Gênero. Igualdade de Gênero em TI. Igualdade de Gênero em C&T. Igualdade de Gênero no CEFET-MG

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DOI: 10.3895/cgt.v16n47.16328

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